3 tendências mundiais para o mercado automotivo

3 tendências mundiais para o mercado automotivo

3 tendências mundiais para o mercado automotivo

As transformações tecnológicas estão em todos os lugares e com o universo automotivo não é diferente.

Cada vez mais, as concessionárias e empresas montadoras precisam renovar seus modelos de negócios para se adequar às mudanças que, na maioria das vezes, estão voltadas ao universo digital.

Você já parou para pensar como serão os carros do futuro? 

Nós reunimos as 3 principais tendências do mercado automotivo para os próximos 5 anos, segundo a Cognizant;  empresa americana especializada em consultoria de negócios e gerenciamento de processos. 

1. Carros autônomos

No topo da lista de tendências verificada pela Cognizant está o crescimento dos veículos autônomos, aqueles que possuem algum tipo de assistência na condução;  desde um auxílio no hora de estacionar até aqueles que são capazes de rodar sem a interferência humana.

Você pode até pensar que essa conversa parece coisa de desenho animado ou filme de ficção científica, mas a ideia do primeiro carro autônomo foi desenvolvida pelo Google em 2010. 

Depois disso, grandes empresas como Apple, Uber e Sansung decidiram lançar ideias para melhorar a performance e aumentar a segurança desses veículos.

A previsão é que em 2025 os autônomos representem 4% do total de veículos vendidos no mundo e em 2035 eles subam para 75% da frota de carros no mundo.

O estudo aponta também, que os postos de liderança no mercado vão ser ocupados pelas montadoras que investirem nessas inovações em seus produtos e serviços. 

A ideia é que ao longo do tempo as montadoras adicionem gradualmente tecnologias que auxiliem tanto na direção quanto na manutenção dos veículos como:

  • administração de frenagem;
  • sistema de detecção de obstáculos e usuários nas vias;
  • alertas de proximidade com outros veículos e adaptação de condução;
  • monitoramento das condições de funcionamento;
  • ajuste de velocidade conforme condições do trajeto

O impacto dessa transformação se dá pela mudança na experiência dos clientes em seus trajetos, uma vez que traz benefícios para a mobilidade, otimiza o tempo do condutor e evita acidentes.

2. Carros conectados

Estamos na época da “ internet das coisas”, ou seja, cada vez mais os objetos do nosso cotidiano estão sendo adaptados e conectados à internet, por isso essa também é uma das maiores tendências do mercado automotivo para os próximos anos, segundo a Cognizant. 

A previsão é de que até 2024, pelo menos metade das conexões feitas por redes móveis sejam através de automóveis, segundo a Machina Research; líder mundial de consultoria estratégica nos novos mercados emergentes.

Alguns fabricantes já estão desenvolvendo automóveis com conexão própria e sem fio que permite a comunicação entre veículos por meio do WI-fi.

O primeiro modelo foi lançado pela Audi em 2011 e a expectativa é que isso se torne ainda mais comum com o avanço dos carros autônomos e da internet 5G.

Assim, muito em breve, os carros não precisarão mais de aplicativos para definir rotas e o tempo necessário para completar trajetos. Eles farão isso com os seus próprios dados, de forma mais autônoma e intuitiva.

3. Combustíveis Limpos

Com as queimadas, aquecimento global e a poluição do ar, a pauta dos combustíveis limpos nunca estiveram tão em alta no Brasil. Os carros elétricos e híbridos também são uma tendência, uma vez que a diminuição do impacto ambiental tem sido uma preocupação das indústrias automobilísticas e de toda a sociedade. 

Em alguns países, a compra de carros elétricos é uma iniciativa que tem sido apoiada pelos governos federais e estaduais com contrapartidas como subsídios, isenção fiscal e liberação de pagamentos para estacionamentos e pedágios.

Diversos países da Europa tem registrado uma alta nas vendas de carros elétricos e híbridos, a  Noruega é um deles, pois a venda de carros elétricos já tem superado a venda dos tradicionais. 

Embora essa tendência ainda esteja engatinhando no nosso país, no início de 2018 houve um crescimento de cerca de 65% na frota de carros híbridos no Brasil, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA).

Para que esse número cresça ainda mais, países emergentes como o Brasil precisam investir em políticas de incentivo para diminuir a carga tributária e facilitar as condições, tanto para as montadoras, quanto para o consumidor final. 

Pensando em incentivar esse debate e apresentar o que há de mais inovador no segmento tecnológico, a ExpoMotor Paraíba conta com palestras, exposição de veículos, peças e acessórios que são tendência não só para carros, mas também para motos, bikes e caminhões.

Quer saber mais sobre as tendências do segmento automotivo? Faça sua inscrição agora mesmo!

Compartilhar

A ExpoMotor Paraíba 2019 acontece em novembro nos dias 08, 09 das 14h às 21h e dia 10 das 13h às 20h.
Atenção: Comunicamos que não é permitida a entrada de menores de 16 anos, mesmo acompanhados pelos responsáveis.

ESTÁ PRONTO PARA O MAIOR MOTOR SHOW DO NORDESTE?
Não perca esse evento! Marque já na sua agenda.
INTERESSADO EM EXPOR SEU SERVIÇO/NEGÓCIO?

SEJA UM EXPOSITOR

Entre em contato