Joseane Muniz fala sobre a presença das mulheres no setor automotivo

Joseane Muniz fala sobre a presença das mulheres no setor automotivo

Joseane Muniz fala sobre a presença das mulheres no setor automotivo

Você sabia que as mulheres representam apenas 6% da alta liderança de empresas do setor automotivo? É isso que indica a pesquisa feita por Automotive Business, em 2018.

E quando consideradas todas as demais áreas, a força de trabalho feminina representa apenas 17% do quadro total no setor automotivo, com salários que chegam a ser 34% inferiores ao de homens em cargos equivalentes.

Mas esse cenário está em transformação. As mulheres estão cada vez mais interessadas em atuar no segmento. Para falar sobre esses e outros desafios enfrentados por elas, nós conversamos com Joseane Muniz, empreendedora ramo de baterias automotivas e vencedora do prêmio Mulher de Negócios, pelo Sebrae, em 2008. Ela estará na ExpoMotor com a palestra “Mulheres no setor automotivo: o case da Eticar Baterias”.

Acompanhe a entrevista.

O que te moveu a empreender no ramo automotivo?

“Eu abri minha empresa há 20 anos porque fui desafiada pelo meu pai. Ele acreditava que, por ser mulher, eu não tinha capacidade nem entendimento de montar um negócio, principalmente no ramo automotivo. Na época, eu já estava concluindo o curso de Economia na Universidade Federal da Paraíba e fui conhecer a fábrica das Baterias Moura, fiquei encantada com esse mercado e pensei que poderia ser uma empreendedora nesse segmento, parece que era algo que estava no meu sangue, dentro de mim. Eu tinha apenas 25 anos, já tinha um filho e juntei algumas ideias: vender meu carro, alugar um ponto em frente à minha casa e começar o negócio. Eu acreditei que essa seria uma ótima oportunidade para iniciar meu empreendimento no ramo de baterias automotivas. Eu queria mostrar para todos os homens que não acreditavam em mim – principalmente para o meu pai – que as mulheres podem sim, que nós somos capazes de fazer tudo que quisermos fazer, até mesmo em um ramo dominado por homens. Passando 20 anos, o mercado a visão das pessoas mudou muito e hoje eu me tornei uma referência na cidade.”

Quais os maiores desafios que você encontrou ao longo de 20 anos como empresária em um segmento dominado por homens?

“Quando o assunto é desafio, eu posso dizer que passo por isso todos os dias. Eu costumo receber vários homens na loja para fazer avaliação nos carros. Muitos deles já chegam até mim dizendo que sabem qual é o problema no carro. Depois de avaliar, eu chego com o diagnóstico para o motorista e, apesar de fazer os testes, eles ainda acham que eu não entendo e que meu diagnóstico está errado, talvez pelo fato de ser mulher. Eu confesso que até gosto quando essas situações acontecem, pois esse é o momento que eu posso mostrar que eu sei o que estou fazendo e que tenho propriedade no assunto. Eu já tenho 25 anos de experiência de loja e 45 anos de idade, mesmo assim, eu ainda tenho que provar que realmente sei o que estou fazendo. O que me deixa leve é saber que o conhecimento técnico e meu esforço em manter sempre os conhecimentos renovados me ajudam a ultrapassar essas barreiras.”

Qual a alma do negócio da Eticar Baterias Automotivas?

“A alma do meu negócio é a busca pelo conhecimento. Isso é o que me sustenta. Estou em constante aprendizado; gosto de fazer visitas técnicas às fábricas, investir em novos cursos, estudar os materiais que vendo. Todos os dias eu tenho desafios, a diferença é que hoje eu faço isso com total segurança.”

Como você se diferencia das demais empresas do seu segmento?

“No mercado de Campina Grande nós somos a melhor loja, tanto pela assistência técnica quanto pelo tipo de serviço que fornecemos (como a entrega a domicílio, que corresponde 60% das nossas vendas, e as facilidades de pagamento). Nosso diferencial é o checkup elétrico, pois mesmo que o cliente não chegue a comprar, nós fazemos uma avaliação no motor de partida, na bateria, no alternador e nos demais materiais. Além disso, todos os nossos colaboradores são treinados e muitos deles vieram de fábricas da área. Isso nos dá mais segurança e também deixa o cliente mais confiante na hora de fazer a avaliação.” 

Quais os temas que você vai abordar na sua palestra?

“Além de falar sobre os meus desafios no mercado automotivo e de alguns cases ao longo da caminhada, a minha palestra vai contar com dicas técnicas que os motoristas precisam atentar na hora de cuidar do veículo; por exemplo: como ligar e desligar o carro da forma correta, o que fazer na hora de carregar o celular no carro, como lidar com os componentes eletrônicos, como o motorista deve cuidar do veículo para que a sua bateria dure mais tempo, como economizar na hora de fazer a manutenção veicular, como realizar o checkup e o rodízio de pneus, como cuidar dos componentes e da caixa de marcha, enfim, os itens essenciais para evitar o desgaste precoce do veículo. Além disso, o participante também vai poder interagir fazendo perguntas.”

Qual a importância de um evento como a ExpoMotor para o Nordeste? 

“Tudo que é inovador, que atraia pessoas, agregue e que faça girar a economia no Estado, é tudo de bom. A ExpoMotor, que é o primeiro grande evento da Paraíba voltado ao segmento automotivo, é uma sacada de mestre, pois nós temos grandes empresas locais, grandes nomes na área automobilística e uma universidade pública que se destaca na criação de pesquisas na área. Quando soube do evento eu vibrei e quando fui convidada para participar como palestrante, não pensei duas vezes, pois esse evento veio para valorizar nossa Paraíba. Dentro de um segmento dominado por homens, eu fico feliz por ser uma das poucas mulheres da Associação Comercial no segmento automotivo.”

Quer conhecer mais sobre o case da Eticar Baterias e participar de outras grandes palestras no nosso evento? Faça sua inscrição agora mesmo!

Compartilhar

Leave a Comment

INTERESSADO EM EXPOR SEU SERVIÇO/NEGÓCIO?

SEJA UM EXPOSITOR

Entre em contato